sexta-feira, fevereiro 21, 2003

Todos nós sabemos que cada sala de aula é única, pois não há turmas iguais nem professores iguais e é tarefa do professor promover da melhor forma possível o discurso que favoreça o sucesso do processo ensino-aprendizagem. É preciso haver diálogo, comunicar e intervir são as palavras de ordem. Já observamos em diversas situações que turmas muito sossegadas e inactivas não são necessariamente turmas bem sucedidas. Por isso é preciso “agitar” os alunos, rejeitar a passividade da sala de aula e colocar os alunos a discutir, a conjecturar e a convencer os colegas e a nós próprios da validade das suas respostas. Na minha prática diária tenho tentado que os alunos sejam mais activos, tento que a sala de aula seja um local dinâmico, onde os alunos participem, questionem o mais possível, tentem com a minha ajuda chegar aos conteúdos que pretendo, para isso incentivo-os mesmo quando a resposta não é o que se pretende, pois acho o reforço positivo muito importante, principalmente para os alunos que queremos nas nossas aulas, alunos sem medo de dar opiniões e participar. Mas por vezes a tarefa é árdua, visto que os alunos muitas vezes não são receptivos a mudanças. Mas claro que todos nós sabemos que o que pretendemos é difícil, quer para o professor quer para o aluno, e que não se vai conseguir de um momento para o outro, o difícil é começar!!!