sexta-feira, fevereiro 07, 2003
O processo ensino/aprendizagem não é tão fácil quanto aparenta; É muito complicado, por exemplo, conseguir captar o interesse de alunos que não pretendem prosseguir os seus estudos, e que, portanto, não se encontram predispostos para aprender uma disciplina, que, por si só, já provoca algum impacto social negativo. Daí, os professores terem um papel preponderante na selecção das actividades matemáticas a implantar na sala de aula. Essas actividades, devem ser alvo de grande reflexão. Os professores devem ter em conta os alunos ao decidir sobre a adequação de uma dada actividade. Devem procurar actividades que vão de encontro aos interesses dos alunos. Devem apresentar a Matemática como um elemento precioso e dinâmico da cultura humana e da nossa sociedade. Têm a missão de transmitir aos alunos que a Matemática é uma ciência em franco desenvolvimento, e que esta interfere, de uma forma muito significativa, em todas as actividades do nosso quotidiano. A nossa era, dominada pela informação, pela comunicação e pelas novas tecnologias, deve ser aproveitada pelos professores de Matemática, para tornar esta disciplina mais atractiva.