sexta-feira, fevereiro 07, 2003

Assistimos a uma crescente mudança na forma como cada um de nós, professores de Matemática, encara a disciplina que lecciona. Será esta mudança que poderá e deverá contribuir para alterações significativas no processo ensino/aprendizagem. Torna-se necessário o afastamento da tão conhecida aprendizagem tradicional, que encara a matemática como uma ciência exacta, constituída por tópicos logicamente encadeados e rigorosa nos seus métodos. No último texto dos "Cadernos de Educação e Matemática n.º1 - a Natureza da Matemática" editados pela A.P.M., o matemático Imre Lakatos propõe uma matemática que cresce por provas e refutações dentro de uma sala de aula, distinta do estudo formal de sistemas abstractos usualmente apresentados nos livros, num estilo estritamente dedutivo. O professor deixa de ter simplesmente o papel de transmitir conhecimentos livrescos, passando a ser um estimulador do pensamento dos alunos, criando um ambiente de questionamento e curiosidade. É aqui que as novas tecnologias vão desempenhar um papel fulcral, pois é através delas que o professor poderá proporcionar aos alunos investigações frutíferas, deixando-os descobrir coisas por si mesmos. As WebQuest são um exemplo claro do tipo de resolução que se pretende fazer na aprendizagem usando a tecnologia. O grande benefício das WebQuest reside na responsabilidade que colocam aos alunos. Contudo, convém salientar que eles não estão entregues a si próprios, mas sim orientados e apoiados pela estrutura da própria WebQuest. Ao terem que compreender a nova informação que não se encontra em livros escolares, ao terem que integrar as opiniões dos colegas de grupo e organizarem-se para produzir algo, conseguem ir muito além dos skills tradicionais e tornarem-se matemáticos.