sábado, fevereiro 15, 2003

Relativamente aos três aspectos mencionados da condução do discurso na sala de aula, o provocar o raciocínio dos alunos em matemática, o ser activo e o controlar e organizar a participação, podemos dizer que estes aspectos guiam-nos a um novo papel do professor: orientador e mediador do discurso.
Como orientador pode provocar o raciocínio através das actividades que desenvolve, das questões que coloca, orientando os alunos para uma resposta, devidamente fundamentada. Este papel de orientador pretende-se activo, embora não concentrado em si mesmo. O professor tem de ser capaz de ouvir mais, de forma a que possa fornecer novas pistas e informações ou de colocar novas questões que provoquem novas reacções dos alunos. O controlo e organização da participação encaixam no papel do professor como mediador.
O mediador deve avaliar “quando é que os alunos devem trabalhar e conversar em pequenos grupos ou quando a turma é o contexto mais adequado.”(NCTM). O mediador deve também decidir a quem cabe a palavra num determinado momento( exemplo: num determinado momento poderá ser mais produtivo se dermos a palavra a um aluno do qual esperamos uma resposta correcta e fundamentada, enquanto noutros momentos a palavra poderá ser dada alunos dos quais se esperam respostas erradas, com o objectivo único de explorar o erro e nunca o desencorajar da participação.
No episódio1, a professora assume este novo papel (orientadora e mediadora do discurso) incentivando constantemente os alunos a conjecturar e a justificar as respostas dadas. Explora os erros dos alunos, confronta diferentes respostas e dá tempo para que eles pensem e justifiquem as mesmas.