sexta-feira, fevereiro 07, 2003

Não tenho dúvidas que o professor tem, cada vez, um papel "provocador" - provocador do conhecimento. O professor deixou de ser um mero transmissor de conhecimento e tenta, agora, orientar o aluno para a descoberta dos seus próprios conhecimentos. Nem sempre este papel é fácil e, por vezes, são os próprios alunos a tentar boicotar esta nova linha de actuação, talvez por comodismo ou talvez por estarem "presos" às ditas aulas tradicionais. Este papel é muito exigente para o professor. O discurso do docente, na sala de aula, tem que ser muito inteligente, de modo a conseguir provocar o aluno - provocar curiosidade, provocar inquietação, provocar no aluno o desejo de saber mais e mais e mais... O professor deve, também, tirar partido das ideias e comentários dos alunos para construir os novos conhecimentos. Tal como acontece no episódio 2, a professora ouve atentamente a opinião dos alunos e orienta-os para a construção do conteúdo. Ao usar os conhecimentos dos alunos, eles sentem-se activos e estimulados para todo este processo de Ensino/Aprendizagem. Deste modo, a aprendizagem começa a ser significativa para o aluno. Um outro instrumento muito utilizado neste episódio, e fundamental para todo o processo, é o uso do "porquê", levando o aluno a desmembrar o seu raciocínio e a clarificá-lo. Este episódio acaba com uma mensagem muito importante: todos nós, professores, devemos colocar actividades, questões, desafios, de forma a promover o discurso dos nossos alunos. Mas afinal a quem cabe o papel de ensinar? Ao professor? Ao aluno? A todos os intervinientes do processo Ensino/Aprendizagem...