O discurso do professor deve incentivar o discurso dos alunos na sala de aula.
O professor deve encorajar os seus alunos a colocarem questões acerca de eventuais situações problemáticas, com o objectivo de os ajudar a obter informação que os auxilie em pesquisas, para que posteriormente possam fazer previsões e propor explicações para essas situações.
Os alunos deverão ser vistos em simultâneo como aprendizes, autónomos e independentes, confiantes e capazes de aprenderem por si próprios. Ao professor compete guiar o processo de descoberta que os alunos deverão fazer, fornecer dados, animar a reflexão e orientar o raciocínio, mas sem apresentar o conteúdo de forma directa, pois devem ser os alunos a chegar a ele através das actividades e tarefas propostas.
O discurso do professor deverá promover os processos de pensamento por indagação, que conduzem os alunos para a observação, formulação de problemas, recolha de dados, classificação dos dados encontrados, para a interpretação e estabelecimento de relações entre os dados, assim como a elaboração de conclusões.
A discussão na sala de aula é um recurso valioso, pois desenvolve nos alunos a capacidade de raciocínio, de análise crítica, de cooperação, de comunicação e de tolerância. Este é o aspecto da norma 3 mais comum nas minhas aulas.principalmente na turma do sétimo ano. Os alunos apesar de muito conversadores, costumam colocar questões e explorar as respostas dos colegas.