sexta-feira, fevereiro 07, 2003

O papel do professor está em constante mudança. Ele hoje é um orientador, um facilitador da aprendizagem, ao contrário do que se verificava nas chamadas aulas tradicionais onde o seu papel era central, não havendo espaço para os alunos construírem a sua aprendizagem, desenvolverem o seu raciocínio.
Apesar desta mudança, o professor e a sua forma de estar na sala de aula não pode ser desvalorizada, visto que sem ele a aprendizagem não se processaria. É preciso existir uma partilha de saberes, aprender e ensinar, tanto por parte dos alunos como por parte do professor.
Torna-se também necessário que o professor “leve” a dinâmica à sala de aula.
E como o fará?
F Colocando questões pertinentes;
F Ouvindo e aproveitando as ideias dos alunos para a introdução de novos conteúdos;
F Encorajando e motivando os alunos para a discussão e participação.

Saber ouvir e respeitar a opinião dos alunos é meio caminho para uma aula diferente, uma aprendizagem bem sucedida. O professor tem de saber questionar os alunos, tem de estimular o aluno para a resposta, o porquê deve seguir sempre os comentários dos alunos, como se pode verificar no episódio 3.
O professor em causa coloca questões que desafiam e provocam o aluno, orienta-os à resposta sem no entanto a dar. Proporciona a discussão na sala de aula, deixando os alunos reflectir, justificar e clarificar as suas ideias e dúvidas.
Tenta desenvolver o sentido critico dos alunos, encorajando-os à discussão livre e disciplinada, ajudando-os a fazer conjecturas e a validar as suas opiniões.