sexta-feira, fevereiro 07, 2003

Hoje em dia assiste-se a uma reformulação do processo ensino aprendizagem. Esta reformulação e consequente mudança começa cada vez mais a fazer-se sentir. É notório que hoje a tendência é para um processo de ensino/aprendizagem interactivo começando a deixar-se para trás a ideia de que o Professor é o detentor da sabedoria e que tem como papel transmiti-la. Também o ensino tem que acompanhar o desenvolvimento tecnológico e aproveitar tudo de bom que dele pode tirar, mas não nos devemos esquecer do desenvolvimento da humanidade em termos de interesses. Os nossos alunos têm que sentir interesse no que aprendem e para isso devemos ir ao encontro deles contrariamente ao que acontecia no ensino tradicional onde os alunos tinham que ir ao encontro dos interesses do professor. Pretende-se que os alunos sejam sujeitos activos no seu processo de ensino e é este o papel que o professor tem que lhe proporcionar. Para isso devemos proporcionar na sala de aula meios para que se crie uma construção da aprendizagem e que essa seja construída pelos alunos descobrindo, criticando e reflectindo. Penso que com esta nova didáctica o professor passa a ter um papel muito mais importante em todo este processo do que tinha na aprendizagem dita tradicional onde era um mero transmissor.