domingo, março 09, 2003

O discurso na sala de aula é influenciado pelos mais variados acontecimentos, desde estratégias a recursos, mas nunca nos podemos esquecer do importante factor aluno. Alguns desses acontecimentos estão nas nossas mãos o poder de alterá-los como é o caso das estratégias, dos recursos utilizados na sala de aula, as tarefas propostas aos alunos, de forma a tentar "tocar" no tão importante ALUNO. Eu, como professora, não quero que os meus alunos estejam na minha aula apenas preocupados com os números, com as contas, como eles dizem. Não! Eu quero que eles se apercebam da importância de saber comunicar e de saber raciocinar e quero que perante um problema eles consigam ultrapassá-lo (nem que para issso tenham que ir ao Algarve ou a Lisboa e tornar a vir). Para promover o discurso na sala de aula acho muito útil a utilizacão de analogias que, pela minha expriência, provocam no aluno curiosidade e interesse para saber o que vem a seguir. Este tipo de "comparação" entre a Matemática e situações do dia-a-dia, facilita muito a aprendizagem do aluno. Um outro instrumento muito utilizado nas minhas aulas é o trabalho de grupo. Esta estratégia é "muito forte" e essencial para os alunos comunicarem correctamente em Matemática. Com o trabalho de grupo, o aluno tem oportunidade de ouvir várias opiniões, de dar a sua opinião e, por fim, decidir em conjunto qual a resposta mais correcta. Para enriquecer o trabalho de grupo, podemos levar para cada grupo materiais manipuláveis, como aconteceu na introdução ao tema probabilidades em que os alunos tiveram contacto com várias situações que não estavam, apenas, no papel. A calculadora gráfica também foi várias vezes utilizada nas minhas práticas, tanto no 9º ano, na classificação de sistemas, como no 7º ano, em estatística. Mas, até hoje, o recurso com mais impacto nas minhas aulas do 9º ano foi a utilização do programa dinâmico Skechtpad, onde o interesse foi de tal ordem que alguns alunos queriam poder usufruir desse instrumento nas suas casas. No 7º ano, foi a aula na Internet, primeiro porque os alunos adoram ir para a Internet e nós quando nos aprecebemos desse facto usamos -lo a favor da Matemática. Na minha opinião, para que as nossas estratégias, as nossas tarefas e os recursos que utilizamos dêm frutos, e nos leve à discussão, temos que ir ao encontro dos interesse dos nossos alunos e é isso que eu tento sempre fazer!