sexta-feira, março 07, 2003

De entre as várias formas que existem para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos por parte dos alunos, houveram algumas que tiveram um resultado positivo mais significativo que outras quando as utilizei na sala de aula.
Uma das formas que foi mais favorável à promoção da mencionada aprendizagem foi o recurso ao computador para o estudo das rectas na minha turma de 8º ano. Esta ferramenta serviu como um factor de interesse no estudo daquele assunto porque os alunos tinham curiosidade em descobrir qual a representação gráfica de determinadas funções.
Outra forma que foi mais favorável ao estímulo da aprendizagem do aluno foi o recurso à calculadora gráfica para o estudo dos sistemas na minha turma do 9º ano, na medida em que eles podiam notar o que acontecia às rectas quando se alterava valores na expressão das funções em estudo.
Ainda uma outra forma que "encontrou um bom caminho" na receptividade dos alunos, foi um trabalho em grupo realizado em cartolina e sobre a representação na recta real de números reais, em que os alunos estavam bastante activos na utilização do método de representação da raíz quadrada de um dado número, embora inicialmente mostrassem uma certa dificuldade na forma de representação desse tipo de número.
Uma das formas que foi menos favorável à aprendizagem significativa dos alunos e que utilizei na sala de aula, foi o recurso a materiais como uma palha, um triângulo recortado em cartolina e uma embalagem de sapatos com abertura lateral, para que os alunos do 8º ano pudessem visualizar melhor um triângulo no espaço, em que um dos seus lados era a diagonal de um paralelipípedo, isto no assunto relativo ao Teorema de Pitágoras no Espaço. Neste caso, os alunos manifestaram uma relativa resistência na compreensão da forma de obtenção da medida da diagonal do paralelipípedo através da recorrência ao Teorema de Pitágoras.
Termino referindo que pelo que vou constatando, os alunos necessitam que lhes seja concedido tempo e uma certa autonomia no estudo e debate dos conceitos matemáticos, para que possam mostrar a sua opinião pessoal.