sábado, março 08, 2003

O discurso está sempre presente nas nossas aulas, é através deste que se processa o ensino e a aprendizagem, isto é, aprende-se a comunicar matematicamente.
É tarefa do professor, organizar, promover e incentivar os alunos positivamente para o discurso na sala de aula. Este pode ser aperfeiçoado com o uso de diferentes tarefas e materiais, mas para estas resultarem, é preciso criar um ambiente que previligie este tipo de tarefas. Levar materiais inovadores para a sala de aula e não saber tirar partido deles não nos leva a mudança alguma.
O professor ao incentivar o aluno para o uso de computadores, calculadoras, etc..., deve também saber desafiá-los, levá-los à conjectura e à discussão.
Nas minhas aulas já usei diversos materiais, mas sem dúvida os que mais agradaram aos alunos foram as aulas nos computadores e o uso da calculadora gráfica. Ao longo destes meses de trabalho apercebi-me que os alunos gostam de aprender não de uma forma passiva mas manipulando com diferentes materiais que lhes permitam tirar conclusões, aprender "sozinhos" sendo orientados pelo professor. O uso dos diferentes programas matemáticos, com a maioria dos quais apenas tive contacto este ano, possibilitam a planificação de aulas diferentes e tirar partido das mesmas, na medida em que facilitam a viualização geométrica, parte da matéria que onde a maioria dos alunos tem muita dificuldade. Muitas vezes para facilitar a aprendizagem recorro também ao uso de analogias, metáforas e exemplos que tenham a ver com o dia a dia dos alunos, de forma a conseguir envolvê-los mais nos conteúdos a aprender.