segunda-feira, março 03, 2003

Nas nossas aulas torna-se necessário o uso de instrumentos que aperfeiçoem e complementem o discurso da sala de aula. Acho que sempre que possível devemos utilizar materiais concretos usando-os como modelos. Este tipo de materiais facilita a visualização de certas situações que os alunos têm dificuldade de imaginar. Já utilizei nas minhas aulas este tipo de modelos quer na turma de sétimo quer na turma de oitavo e resultou bem. Utilizei modelos para a representação de rectas e planos (placas de esferovite, cortiça e paus do micado), utilizei um metro articulado para a construção de triângulos, fiz experiências com sólidos comparáveis e realizei um modelo em madeira para o Teorema de Pitágoras no espaço. São alguns exemplos de modelos que me ajudaram e que ajudaram os alunos a concretizar alguns conceitos e a facilitar a sua compreensão.
Um outro instrumento muito útil a meu ver é o uso de tabelas ou diagramas como forma de sintetizar um assunto ou tema, torna-se um elemento importante e facilitador do estudo dos alunos.
Quanto ao uso dos computadores, penso que é um instrumento tão potente que devemos ter muito cuidado com ele pois pode tornar-se a nossa “perdição”… Digo isto pois já utilizei o computador nas minhas aulas e ainda não senti que ele tivesse sido a peça chave da aula. A meu ver pode tirar-se partido desta ferramenta se usada convenientemente nas condições devidas. Falo da realidade que vivo, na minha escola, a sala de informática não reúne as condições que este instrumento exige, o que se reflecte na qualidade da aula. Temos que constantemente captar a atenção dos alunos pois quando estes ficam perante um computador gera-se como que uma força que os atrai ao ecrã, se o espaço físico não nos permitir captar essa atenção eles serão absorvidos por essa força… Não considero de maneira nenhuma que o computador é prejudicial, aliás penso que é um instrumento muito útil e que tem tendência a ser cada vez mais usado por nós Professoras nas salas de aula. Faço apenas um pequeno alerta pela pouca experiência que tenho. Devemos ter a consciência de que isto pode acontecer e devemos pensar em formas de o evitar ou de o contrariar.
Quanto à tecnologia que já utilizei na sala de aula também já recorri à máquina gráfica. A máquina gráfica permitiu que juntamente com os meus alunos realizasse o estudo de funções lineares. Os alunos mostraram-se interessados e facilmente com a visualização deduziram o que acontece ao mudarmos os parâmetros.
Recorrer a metáforas ou analogias é para mim uma boa forma de os alunos não se esquecerem de certas coisas e criarem uma referência para algo. Penso ser um instrumento útil para o apelo rápido da memória pois ao relembrar uma pequena história ou analogia está-se a facilitar o processo de busca da memória.