quinta-feira, março 06, 2003

Hoje em dia existe uma imensa variedade de recursos relacionados com a Matemática. Ao longo do ano recorri a alguns que já conhecia e a outros que entretanto descobri. Para uma correcta e eficaz utilização dos mesmos, de forma a potenciar a comunicação matemática, e daí extrairmos algo de positivo para o ensino, temos que forçosamente que os dominar e questionar. Ora, o domínio de determinado recurso ou ferramenta passa essencialmente por um trabalho pessoal ou recorrendo à ajuda de um colega que seja mais experiente no mesmo. Mas, o questionar do recurso enquanto instrumento potencializador da comunicação matemática na sala de aula, só poderá ser feito se o experimentarmos. Assim não podemos ter “medo” de viver estas experiências.
Durante o ano utilizei “O Jogo do Tangram”, que motivou os alunos, mas que os desviou um pouco do pretendido, embora considere que tenha sido uma experiência positiva. Recorri algumas vezes ao Geoplano, à calculadora gráfica com Viewscreen e sensores que me ajudaram a mim e aos alunos na aprendizagem e consolidação de novos conceitos. No sétimo ano o recurso a modelos de esforovite e cortiça para simular planos e rectas, facilitou a visão espacial, ainda pouco desenvolvida nestas idades. O uso do Cabri prendeu completamente a atenção dos alunos, sendo na minha opinião uma ferramenta com enormes potencialidades. Mais recentemente, no nono ano utilizei uns sólidos (relational geosolids), que permitiram a descoberta por parte dos alunos da fórmula que permite o cálculo do volume de sólidos de uma base.
No compito geral, julgo que os recursos que utilizei associados a tarefas de descoberta contribuíram para a promoção da aprendizagem de conceitos matemáticos por parte dos alunos, notando no entanto que algumas vezes a novidade pode causar um entusiasmo desmesurado, que pode influenciar negativamente a aprendizagem. Assim, cabe-nos a nós professores transformar estas novidades numa realidade do quotidiano da sala de aula.
Estou ainda expectante quanto aos trabalhos de investigação que propus, e aberto a experimentar e experienciar novos desafios.