sexta-feira, maio 23, 2003

Muito se poderá dizer sobre a avaliação: é um dos campos mais trabalhados em educação, é a temática que mais se encontra nos meios de comunicação quando estes se referem ao ensino. A avaliação é antes de mais um processo de tomada de decisão que implica a construção de juízos de valor em relação ao aluno. Por se tratar de um processo subjectivo, susceptível de alguma falta de rigor, é forçoso torná-lo mais objectivo. Quanto mais critérios usarmos neste processo, mais objectivamente poderemos avaliar os nossos alunos.
No primeiro período a avaliação final dos meus alunos, baseou-se na participação durante as aulas, empenho e interesse que demonstravam aquando da realização de actividades, como por exemplo trabalhos de grupo sobre conteúdos já abordados ou como introdução ao estudo de algum tema, os testes, o trabalho de casa, a participação em actividades extra-currículares (enigma do mês) e o comportamento, tendo sido esta informação devidamente registada.
No segundo período e a acompanhar a minha evolução como professora, utilizei numa das turmas outros critérios de avaliação: um trabalho de pesquisa e investigação sobre Blaise Pascal e o famoso triângulo de Pascal. Os alunos teriam que apresentar um relatório com uma pequena introdução sobre a vida e obra de Pascal. A parte principal do relatório consistia na exploração de uma série de questões relativas a este arranjo triangular, onde mais importante do que as conclusões seriam os processos usados para lá chegarem. Foi ainda proposta a elaboração de uma conclusão, onde poderiam acrescentar informações que considerassem pertinentes acerca do assunto, bem como os sites ou bibliografia utilizada.
Além do relatório, a apresentação que cada grupo fez do respectivo trabalho, à turma, permitiu-me recolher aspectos importantes para a avaliação dos mesmos :Descrição e justificação dos procedimentos utilizados, correcção e clareza dos raciocínios, correcção dos conceitos matemáticos envolvidos, correcção e clareza da linguagem utilizada, dinâmica e criatividade.
Já no final do período, em virtude dos maus resultados obtidos no último teste, propus-lhes outro trabalho de grupo que consistia na exploração de alguns conteúdos abordados até à data e para dois dos grupos um novo tema, sendo eles a iniciar o estudo do mesmo. No início das aulas e por ordem dos conteúdos, os alunos fizeram a apresentação dos respectivos trabalhos. Durante duas semanas, foram eles os professores, causando-me grande satisfação a forma como quase todos se envolveram nesta actividade.
Como para todos vocês as webquests foram a grande novidade no que diz respeito a novos critérios de avaliação. Também aqui e à semelhança do era proposto na nossa webquest(Estudo estatístico sobre as notas da turma no período anterior), houve uma recolha de dados decisivos para a avaliação final dos meus alunos.
Sinto alguma curiosidade em saber até que ponto poderiam ser tão proveitosos na avaliação dos alunos a elaboração de portfolios.
Creio que teria sido interessante para os meus alunos se tivesse incentivado e proposto a sua elaboração, principalmente na turma do 8ºano. Pergunto-me como poderiam funcionar, de que forma me proporcionariam todo o conjunto de evidências a que se propõem e qual seria a atitude dos alunos perante a elaboração de tal dossier.