domingo, maio 25, 2003

Em vez de maior dificuldade prefiro chamar-lhe maior desafio. Em turmas onde nem sempre os alunos estavam com vontade de trabalhar, o maior desafio foi sem dúvida, despertar-lhes a curiosidade para o que ia sendo abordado ao longo das aulas. Houve alturas em que o interesse surgia logo de início, com a proposta de um problema, uma questão ou uma actividade. Porém, dias houve em que não estavam dispostos a empenhar-se em nada do que eu lhes pudesse propor. Estes foram os momentos mais difíceis, pois sabia que de alguma maneira os teria que motivar para os assuntos que pretendia tratar. Foi difícil constatar a insatisfação e apatia com que alguns alunos encaravam a disciplina. Apesar de muitas vezes me sentir descontente e com a sensação de que alguns nada sabiam do que tinha sido trabalhado na sala de aula, não desisti, e recorrendo aos recursos materiais que a escola me ofereceu, tentei tornar as aulas mais dinâmicas, promovendo algumas experiências agradáveis, que favoreceram a aprendizagem e gosto pela matemática.