quinta-feira, maio 08, 2003

Como resposta á pergunta colocada, e após uma pequena investigação, cheguei a uma conclusão que vai de encontro à minha opinião. Assim a avaliação "tradicional" centra-se na verificação das aprendizagens realizadas pelos alunos, predominantemente no aspecto cognitivo, tendo como objectivo final "medir" os conhecimentos adquiridos pelos alunos, a fim de lhes atribuir uma classificação.Para tal, nada melhor que o rigor das fichas de avaliação. Contudo este tipo de avaliação, para além de não avaliar outras capacidades cognitivas mais complexas, como a capacidade para resolver problemas, o desempenho dos alunos na sala de aula, incentiva ,segundo Gardner, em demasia à "memorização". Como tal torna-se necessário adquirir outros instrumentos de avaliação que se adaptem às novas realidades e a novas capacidades que se espera dos nossos alunos. A avaliação deve assim, identificar dificuldades e sugerir meios para ajudar os alunos, tendo como principal função a compreensão e o melhoramento da prática educativa. Assim ao longo deste período tentei diversificar os meus instrumentos de avaliação, que se estenderam ao controle dos trabalhos de casa, análise de atitudes,comportamentos,capacidades, interesse, na sala de aula, avaliação de trabalhos de pesquisa em grupo e já no final do período e príncipio deste, ao nível do sétimo ano, a avaliação de um trabalho com recurso à nossa webquest, e respectiva apresentação oral, ainda a realizar.
Tudo somado, parece que não chega. Cabe-nos a nós no futuro, tentar diversificar, ao máximo, instrumentos de avaliação, de forma a que realizemos uma avaliação que nos transmita uma informação cada vez mais precisa e correcta dos nossos alunos, tornando-a assim mais justa.