domingo, maio 18, 2003

Avaliar é um acto complexo, à que considerar vários pontos positivos e inovadores, uma vez que facilitam o sucesso escolar de todos os alunos, valorizando principalmente o que sabem. As fichas de avaliação sumativas ajudam na avaliação dos alunos, mas não são suficientes, interessa destacar o alargamento do objecto da avaliação, incidindo em aspectos cognitivos, mas também nas atitudes, valores e capacidades reveladas. A importância da avaliação formativa, como reguladora do processo de aprendizagem, detectando e corrigindo eventuais desajustamentos.
Ao longo do ano utilizei como instrumentos de avaliação, fichas de avaliação sumativas, fichas de avaliação formativas, trabalhos de grupo, grelhas de observação. Houve a partir do 2º período maior controle na verificação dos trabalhos de casa, na assiduidade, pontualidade e observação directa e atenta do interesse e empenhamento dos alunos nas tarefas propostas. Foi feita uma webquest para os alunos do 8º ano, que vou utilizar como instrumento de avaliação do 3º período, uma vez que ainda está em fase de elaboração por parte deles.