sexta-feira, maio 09, 2003

A avaliação dos alunos é uma das questões mais complexas do sistema escolar, deve-se avaliar tendo como base ideais de imparcialidade, de seriedade e de rigor .O que se pretende, fundamentalmente com o processo de avaliação é que os alunos tenham consciência que as suas classificações surgem de uma comunhão entre vários factores, não dependendo somente dos resultados obtidos nas fichas de avaliação sumativa. Para além de se ter conhecimento de que o aluno atingiu, ou não os objectivos, é importante que a avaliação permita detectar dificuldades e estimular aprendizagens.A avaliação dos alunos do ensino básico é uma exigência, decorrente dos princípios e objectivos definidos para este nível de ensino no artigo 7º da Lei de Bases do Sistema Educativo. Entre estes princípios evidenciam-se para efeitos do modelo de avaliação a adoptar por cada professor, o da universalidade, obrigatoriedade e gratuitidade do ensino básico. A avaliação diagnóstica foi po mim utilizada na primeira aula com o objectivo de conhecer o nível cognitivo em que o aluno se encontra e algumas das dificuldades existentes.
Na planificação das aulas ao longo deste período, procurei seguir uma avaliação formativa, sendo esta considerada a principal modalidade de avaliação do ensino básico. Os alunos são avaliados não só pelos conteúdos que adquiriram, mas também pela avaliação das suas atitudes, interesses, destrezas e hábitos de trabalho. Esta avaliação implica a concepção e elaboração de instrumentos adequados e pertinentes que os chamados testes não contemplam. Constituindo um meio privilegiado de ajuda ao aluno, no sentido de o motivar e de lhe facilitar a progressão e participação na avaliação das suas aprendizagens. Recorri também, sempre que achei conveniente à realização de fichas de avaliação sumativa para verificar se foram apreendidos os principais objectivos.
O professor deve recolher e organizar informações sistematicamente, recorrendo por exemplo a grelhas de verificação e de observação; fichas de apoio; fichas de avaliação sumativa; trabalhos de casa; trabalhos de grupo; observação do caderno diário; trabalhos de projecto, como por exemplo o trabalho que resultou da WebQuest realizada no segundo período; aulas nos computadores, etc. É da competência do professor adquirir o seu sistema de observação, registo e intervenção, tendo sempre presente a colaboração dos alunos, que deverão ser informados desde o início de todos os critérios que o professor terá em conta na avaliação.
A avaliação dos alunos engloba vários intervenientes, isto porque, os resultados da mesma destinam-se a informar o próprio aluno, o professor, os pais e a escola sobre a sua evolução nos diferentes domínios da sua aprendizagem.