sexta-feira, janeiro 31, 2003

Para se atingirem tais objectivos os Professores de Matemática devem desenvolver nas suas aulas várias experiências de aprendizagem tais como resolução de problemas (que relaciona o raciocínio e a comunicação), actividades de investigação (para além de permitir comunicar matematicamente e desenvolver a capacidade de pesquisa pode fazer a ligação da matemática com outras áreas do currículo), realização de projectos (para além de outros permite o trabalho interdisciplinar), jogos (pode aliar o raciocínio, a estratégia e a reflexão), reconhecimento da matemática na tecnologia e nas técnicas (permite dar valor à matemática ), realização de trabalhos sobre a matemática (favorecem a aprendizagem), comunicação matemática (a leitura, interpretação e escrita de pequenos textos de matemática favorecem a comunicação oral permitindo ampliar a capacidade de argumentação e discussão, e escrita favorecendo a compreensão de pequenas exposições do professor e o rigor da linguagem), prática compreensiva de procedimentos exploração de conexões (pode promover a aquisição de destrezas utilizáveis com segurança e autonomia), exploração de conexões (compreensão de relações entre ideias matemáticas ou no âmbito de outras disciplinas nomeadamente Ciências Físicas, Naturais, Geografia, pode promover também a interdisciplinaridade), utilização das tecnologias na aprendizagem da matemática, utilização de materiais manipuláveis (permite visualização e experiência, facilitando assim a aprendizagem).