quinta-feira, junho 10, 2004

Multidisciplinaridade

Na revista "Única" do Jornal EXPRESSO, do dia 5 de Junho, li um artigo do Professor Nuno Crato sobre multidisciplinaridade.
Refere que esta prática, defendida acerrimamente por alguns pedagogos, pode não ser sinónimo de qualidade, havendo boa e má multidisciplinaridade.
Torna-se necessário que o docente, ao desenvolver projectos em parceria com professores de outras disciplinas tenha consciência de que estes trarão benefícios à aprendizagem dos conteúdos.
Nuno Crato alerta para o risco de o entusiasmo em torno do diálogo entre as disciplinas, fazer-nos esquecer a nossa própria disciplina.
"...um ensino que se centre em "projectos" e se esqueça das disciplinas, apenas pode conduzir a um treino vago e sem suporte em conhecimento substantivo, indispensável à capacidade de raciocinar e criar."
Ao desenvolvermos bons projectos multidisciplinares, podemos ajudar os alunos a pensar nos conceitos e a relaciona-los com outras ideias matemáticas, bem como nas suas aplicações à Biologia, Física, Química, Medicina, Política, etc.
Cabe-nos a nós, professores de Matemática, a responsabilidade de, em colaboração com professores de outras disciplinas, elaborar actividades válidas que desenvolvam o raciocínio, a compreensão e aptidões matemáticas, assim como competências de comunicação através de variadas linguagens e tecnologias, incentivando, desta forma, os alunos a interagir activamente e de modo critico com o meio físico e social.
A proposta do Professor Floriano sobre o tabagismo seria uma óptima oportunidade para os alunos, através de um projecto multidisciplinar, cruzarem conhecimentos, partindo de outros previamente adquiridos.