quarta-feira, novembro 26, 2003

ProfMat2003

Como todos devem saber, decorreu na semana passada o ProfMat2003 na cidade de Santarém.
Estive presente e participei neste encontro com a apresentação da comunicação “Abordagem da Estatística do 7º ano de escolaridade através de uma WebQuest”.
Começo por salientar o quão enriquecedor foi, em parceria com o professor Floriano, todo o processo de elaboração de uma comunicação sobre uma metodologia de pesquisa na Internet, a WebQuest, construída colaborativamente com os meus colegas de estágio, Sílvia e Paulo. Nesta comunicação, abordamos o conceito de WebQuest, as suas componentes, o trabalho colaborativo entre os estagiários e o nosso orientador, o professor Floriano, evidenciando a minha reacção e a dos meus alunos, relativamente à experiência desenvolvida.
Foi fantástico ter estado naquele frenesim dos corredores do Instituto politécnico de Santarém, ver algumas caras conhecidas como professores do liceu e da Universidade e sentir-me rodeada por uma enorme quantidade de pessoas com muito valor e que estavam lá para comunicar connosco através de um vastíssimo conjunto de painéis, conferências, grupos de discussão, comunicações, sessões práticas, apresentações de projectos e materiais relativos à Matemática e ao ensino da Matemática.
Gostei particularmente do dia em que apresentei a comunicação. Senti-me muito feliz por poder transmitir e partilhar com outros professores, uma experiência à qual tinha dedicado muita atenção e empenho.
A participação no ProfMat veio contribuir para o meu entusiasmo, dando-me força para continuar a procurar e experimentar novas práticas no ensino e avaliação dos alunos, com recurso às tecnologias.
Neste momento, como alguns de vocês, não estou a leccionar, daí ter sido tão importante esta vivência no ProfMat, que me incentivou a não desistir de permanecer em contacto com este mundo da Educação Matemática.